Como fazer um berimbau

Você sabe como fazer um berimbau? Antes de aprender como fazer um berimbau, você precisa saber que o berimbau é um instrumento brasileiro que parece um cruzamento entre uma vara de pescar e um cano muito grande.

Como fazer um berimbau
Como fazer um berimbau (Foto: Capoeira Connection)

É tocado desenhando um arco em sua única corda, localizada na parte traseira do instrumento.

Como fazer um berimbau

O berimbau é usado na arte marcial brasileira Capoeria e, de acordo com a “Experience Martial Arts”, o instrumento “define o ritmo do jogo / dança”. Se você é praticante de Caoperia, pode fazer um berimbau.

Faça o corpo do Berimbau

Escolha um palito para o seu berimbau; deve ter cerca de 1,5 metro de comprimento e 1/4 de polegada de diâmetro.

Berimbaus variam em tamanho, de pequeno a grande. Se você deseja fazer um berimbau grande, vá com a mais grossa da faixa para a medição do diâmetro.

Tente escolher um pedaço de pau com poucos galhos. Um bastão verde funciona melhor que um bastão morto ou seco, pois fornece a flexibilidade necessária para o instrumento. Corte o pau da árvore com uma serra.

Corte todos os galhos ou galhos da vara. Tente fazer os cortes o mais próximo possível do bastão, sem cortá-lo. Descasque a casca do palito. Você pode precisar usar uma faca para ajudá-lo nesse processo.

Alise a superfície do bastão com lixa. Comece com uma granulação mais espessa para poder suavizar os bits que restam dos galhos cortados na etapa anterior.

Use uma granulação mais fina para tornar o palito ainda mais liso.

Coloque o bastão em um local quente e seco. Isso pode estar embaixo ou perto de um radiador ou aquecedor ou mesmo ao sol (embora de preferência na calçada ou na entrada da garagem).

Coloque o palito para que ele seque e fique bem reto.

Gire o bastão ocasionalmente para ajudar a secar uniformemente. Deixe secar por até seis semanas.

Corte um círculo com um pedaço de couro do mesmo tamanho que a extremidade superior ou inferior do palito.

Prenda-o na parte superior do bastão com duas unhas de acabamento. Se você estiver preocupado com rachaduras, faça furos piloto, menores que as unhas de acabamento, antes de levar as unhas de acabamento para casa.

Vire o bastão e meça 3/4 de polegada da extremidade inferior e corte 1/16 de polegada em toda a volta do bastão. O que você está tentando realizar é criar uma seção de 3/4 de polegada de comprimento da extremidade do bastão, 1/16 de polegada menor que o restante do bastão.

Use sua faca para realizar esta tarefa. Tire outra 1/16 de polegada nessa pequena seção. Lixe levemente para remover qualquer irregularidade, tomando cuidado para não remover o ombro que você fez.

Modele a superfície do palito, segurando-o sobre uma chama aberta ou o calor do queimador de um fogão.

Você não quer realmente queimar o bastão, mas fazer com que ele mude de cor da maneira mais uniforme possível. Lixe levemente o palito com uma lixa fina e repita o processo até obter a cor desejada.

Encontre um pneu usado e corte no aro. Você vai expor uma porção de fio que percorre todo o caminho ao redor do pneu; esse metal entra em contato com a borda de metal do rum do veículo. Puxe o fio para fora do pneu. Use uma lixa para remover qualquer borracha do fio.

A corda do Berimbau

Faça um laço em uma extremidade do fio e coloque-o sobre o botão que você fez na etapa anterior.

Segure a parte superior do bastão com as duas mãos na frente do joelho esquerdo. Force o joelho contra o bastão enquanto puxa para baixo e na sua direção, dobrando-o como um arco.

Coloque o fio por cima do bastão e passe-o várias vezes até ter certeza de que o bastão ainda manterá sua posição curvada.

Amarre um barbante branco em volta do fio e da bengala, cerca de um quarto do topo. Enrole a corda mais de uma vez antes de dar um nó.

Faça dois furos na parte traseira de uma cabaça oca. Passe a corda pela parte de trás da cabaça e segure-a no lugar na curva traseira da bengala perto da corda branca que você amarrou na no começo. Prenda a cabaça na bengala com a corda que você enfiou na cabaça.

Encontre uma pedra grande e plana e coloque-a na extremidade ou na borda entre a cabaça e o graveto. É semelhante a uma ponte em um violino ou banjo.

Ao tocar o berimbau, segure a pedra no lugar com o polegar e o indicador e enrole os dedos ao redor do bastão embaixo da corda, com o dedo mindinho logo abaixo da corda branca que mantém a cabaça no lugar. Use outro bastão menor como um arco.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *