Peças de reposição: Paralelo auto peças versus fabricantes de automóveis

Quando você precisa de peças de reposição, você prefere o paralelo auto peças ou prefere as fabricantes de automóveis? Quando você leva seu carro ao departamento de serviço da concessionária para reparos, sabe que está recebendo peças de automóveis de Fabricante Original.

No entanto, se você levar seu carro a uma loja independente, provavelmente conseguirá peças do “Paralelo”. Há algo de errado nisso? Uma peça menos cara significa uma peça de qualidade inferior? E em que situações você deve usar apenas peças Originais?

Peças de reposição

Peças de reposição: Paralelo auto peças versus fabricantes de automóveis
Peças de reposição: Paralelo auto peças versus fabricantes de automóveis

Para responder a essas perguntas, criamos uma lista de prós e contras para ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada ao escolher quais peças devem ser colocadas em seu carro. Desta forma, você pode encontrar um equilíbrio entre custo e qualidade.

Peças de Paralelo

Uma peça vinda do paralelo é qualquer peça de um veículo que não seja fornecida pelo fabricante do carro. Se as peças forem peças de reposição direta, elas não anularão a garantia do seu carro. Várias empresas fabricam peças projetadas para funcionar da mesma forma ou, em alguns casos, até melhor do que o original. Tom Torbjornsen, apresentador do America’s Car Show , estima que cerca de 80% das lojas independentes usam peças de reposição. “Seja um consumidor informado”, disse Torbjornsen. “Compre por aí, certifique-se de estar lidando com um bom mecânico e solicite peças de reposição de alta qualidade.”

PRÓS

  • Mais barato: as peças do paralelo são geralmente mais baratas do que as peças Originais; quanto você economiza varia de acordo com a marca. Pesquise para encontrar o melhor preço e para ter uma ideia de quanto custa essa peça. Se o preço de uma peça parecer bom demais para ser verdade, faça perguntas sobre sua qualidade.
  • A qualidade pode ser igual ou superior a original: em alguns casos, você pode acabar com uma peça melhor do que a inicial. “As empresas de pós-venda fazem a engenharia reversa da peça e trabalham os pontos fracos”, disse Torbjornsen. Por exemplo, quando uma montadora projeta suas pastilhas de freio, ela precisa encontrar um equilíbrio entre custo, durabilidade, níveis de ruído e desempenho. Se você deseja melhor desempenho e não se importa com algum ruído extra de freio (algumas pastilhas de freio rangem mesmo que estejam parando o carro com eficácia), uma pastilha do paralelo pode ser sua melhor escolha.
  • Mais variedade: Existem centenas de empresas que fabricam peças de reposição. Alguns se especializam em peças específicas e outras empresas, como a NAPA , fazem quase qualquer peça que você possa imaginar. Mais variedade significa maior seleção e uma gama mais ampla de preços.
  • Melhor disponibilidade: você pode entrar em qualquer posto de gasolina, loja de peças automotivas ou mecânico local, e eles certamente terão uma peça que cabe no seu carro. Isso lhe dá mais opções sobre onde levar seu carro para conserto.

CONTRAS

  • A qualidade varia muito: o ditado “você obtém o que paga” soa verdadeiro aqui. Algumas peças de reposição são inferiores devido ao uso de materiais de qualidade inferior. Opte por marcas de reposição com as quais você está familiarizado ou são recomendadas por um mecânico de sua confiança, mesmo que essas peças custem um pouco mais.
  • Seleção avassaladora : se você não estiver familiarizado com marcas de reposição, a seleção pode ser avassaladora e há alguma chance de você obter uma peça de má qualidade. Mesmo uma peça tão simples como uma vela de ignição pode ser feita por dezenas de empresas diferentes e vem em inúmeras variações. Consulte seu mecânico para obter conselhos ou simplesmente opte pela peça original quando a diferença de preço não for significativa.
  • Pode não ter garantia: para manter os custos baixos, algumas peças do paralelo são vendidas sem garantia.

Peças Originais

As peças originais são feitas pelo fabricante do veículo. Eles correspondem às peças que vieram com seu veículo quando ele saiu da linha de montagem.

PRÓS

  • Mais fácil escolher a sua peça: Se você for ao balcão de peças de uma concessionária e pedir qualquer peça, geralmente obterá um tipo. Você não precisa se preocupar em avaliar a qualidade de diferentes marcas e preços.
  • Maior garantia de qualidade: A peça original deve funcionar exatamente como a que você está substituindo. É com isso que o veículo foi fabricado e proporciona tranquilidade em sua familiaridade e desempenho.
  • Vem com garantia: a maioria dos fabricantes de automóveis faz backup de suas peças originais com garantia de um ano. E se você mandar consertar seu carro na concessionária, eles geralmente também farão o mesmo.

CONTRAS

  • Mais caro: as peças originais geralmente custam mais do que uma peça de reposição. Quando se trata de carroceria, as peças originais tendem a custar cerca de 60% mais , de acordo com a Risvista 4 rodas. Há uma carga maior de peças e serviços para aumentar o lucro de uma concessionária, uma vez que os departamentos de vendas têm tido um desempenho inferior. Mas a lacuna nos preços pode estar diminuindo, diz Torbjornsen. “Vimos um equilíbrio na balança; os revendedores agora estão tentando competir com lojas independentes.”
  • Precisa ser comprado na concessionária: embora existam outras maneiras de comprar peças originais(eBay, atacadistas online), a maioria das pessoas vai a uma concessionária para comprar as peças do carro. Isso limita o número de lugares onde você pode comprar. Você pode solicitar peças originais de seu mecânico local, mas pode demorar mais para consertar seu veículo, pois as peças devem ser encomendadas.
  • A qualidade pode não ser superior: você pagou o dinheiro extra por uma peça original, esperando que fosse muito melhor do que uma peça de reposição. Mas pode nem sempre ser o caso. Como Torbjornsen mencionou anteriormente, algumas peças de reposição são iguais ou, em alguns casos, melhores do que as peças originais. Portanto, você pode estar pagando a mais apenas pelo nome.

Quando você deve solicitar peças Originais para seu carro ?

Quando se trata de reparos de colisão, certifique-se de obter peças originais, uma vez que os painéis da carroceria de reposição podem não se encaixar corretamente ou ter zonas de deformação adequadas para segurança em caso de colisão.

Se você aluga seu carro, também há considerações econômicas. Como as peças de paralelo diminuem o valor contábil de um veículo, usá-las para consertar a carroceria do veículo pode custar parte ou todo o seu depósito de segurança.

Freqüentemente, você descobrirá que sua seguradora dará preferência às peças de reposição do paralelo porque são mais baratas. Se você solicitar peças oginais, algumas seguradoras pedem que você pague uma taxa adicional. Verifique com sua seguradora com antecedência quais as partes que cobrem.

Qual é o melhor caminho a seguir?

Todas as peças de reposição do paralelo não são criadas da mesma forma – mas todas as peças originais são. Isso cria seu próprio conjunto de vantagens e desvantagens. Se você está familiarizado com várias marcas ou trabalha com seu próprio carro, as peças de reposição podem economizar muito dinheiro. Se você não está familiarizado com as marcas do mercado de reposição, prefira que tudo seja feito na concessionária e não se importe em pagar um pouco mais por essa tranquilidade, a peça original é uma boa escolha para você.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *