Tabela de oleo de motor para carros PDF

Vocês conhecem a tabela de oleo de motor para carros pdf? Eles dizem que o petróleo é a força vital de um motor, mas você pode se surpreender com a precisão dessa afirmação.

Confira a  tabela de oleo de motor para carros pdf para saber qual utilizar em seu carro.

Informações sobre oleo de motor para carros

O sistema de lubrificação de um motor consiste em um reservatório (onde a maior parte do óleo é armazenada), galerias de petróleo (como veias que transportam sangue pelo corpo), uma bomba de óleo (essencialmente o cerne da questão) e, finalmente, o filtro (como rins, isso remove as impurezas do óleo antes de ser bombeado pelo motor).

 tabela de oleo de motor para carros pdf
Tabela de oleo de motor para carros PDF (Foto: CarJunction)

À medida que o óleo é bombeado pelo motor sob pressão, ele deixa para trás uma película lubrificante especial (película de óleo) que cria uma superfície escorregadia (ou efeito de escorregamento) sobre tudo o que toca.

O principal trabalho da lubrificação por película de óleo é garantir que os componentes do motor se movam sem problemas, minimizando o atrito e o desgaste dos componentes ao mesmo tempo.

O resultado final é o aumento do desempenho do motor e da vida útil. Por isso a importância de uma tabela de oleo de motor para carros pdf.

Entre muitas outras tarefas de um óleo de motor, seu papel como uma transferência de calor é possivelmente o mais difícil.

O óleo do motor transfere o calor para longe dos componentes lubrificados do motor, como rolamentos, pistões, anéis, hastes de válvulas e furos do cilindro durante a operação.

À medida que o óleo viaja ao redor do motor, mais e mais calor é absorvido e transferido.

Ao chegar de volta ao cárter do motor, o óleo é resfriado pelo ar externo que viaja sobre a superfície do cárter antes de ser recirculado de volta pelo sistema para outras tarefas.

Tudo isso acontece simultaneamente, além de suavizar o sopro da vibração do motor, fornecendo a almofada de lubrificação a óleo.

Mas essa não é a única função do chamado ‘preto e dourado’.

Óleos de motor – sejam minerais, semi ou totalmente sintéticos, estão equipados com aditivos como modificadores de atrito e detergentes especiais ou agentes de limpeza.

Esses aditivos melhoram a eficiência operacional, pois evitam o acúmulo interno de vernizes e depósitos.

As moléculas aditivas detergentes trabalham para dispersar depósitos maiores, impedindo que partículas menores, como depósitos de carbono, se agrupem, também conhecido como lodo.

Mas é uma solução de curto prazo: enquanto o óleo sempre lubrifica, sua capacidade de proteger itens como retentores e componentes de óleo a longo prazo é reduzida por meio dessas funções cotidianas.

Os níveis de proteção do óleo deterioram-se devido à contaminação, causada por gotículas de combustível vazando pelos anéis do pistão e aterrissando no cárter do motor.

Isso aumenta o desgaste do componente interno, produzindo partículas microscópicas e, finalmente, o calor do motor.

Essas partículas microscópicas de desgaste simplesmente flutuam no óleo do motor até serem capturadas pelo filtro, que fica entupido e menos eficaz ao longo do tempo.

É essa contaminação que reduz a eficácia do óleo para proteger, que também inclui a quebra da proteção de filme de óleo lubrificante

Um sinal revelador dessa contaminação é a cor do óleo: normalmente dourado e translúcido quando novo, fica preto e opaco por esses vários processos.

Os fabricantes podem prever aproximadamente quanto tempo levará para que esse processo ocorra e é um fator importante na definição dos cronogramas de manutenção dos carros por tempo e quilometragem, onde os filtros e o óleo são substituídos.

Mas as rotinas de manutenção raramente são ditadas além do fim da garantia do carro novo, que é um dos principais motivos pelos quais você deve fazer a manutenção periódica do veículo por sua própria iniciativa.

O primeiro passo para qualquer bom mecânico é julgar a seleção correta do tipo de óleo do motor: conhecida como viscosidade, é vital para o desempenho e a eficiência do motor de qualquer carro.

Muito espessa e levará mais tempo para bombear pelo motor, muito fina e sua capacidade de lubrificar e proteger pode ser menor sob condições de carga mais pesada do motor.

A idade do seu motor também é um fator, portanto, use óleo com a classificação de viscosidade correta para a tecnologia sob o capô: consulte nosso artigo anterior sobre tipos de óleo para saber mais sobre isso.

O desgaste do motor é o mais alto nos primeiros dois minutos de operação e diferentes tipos de óleo requerem estratégias de motor diferentes durante esse período crítico.

Os óleos sintéticos do motor contêm o alcance do motor muito mais rapidamente do que os óleos à base de minerais, para um tempo de aquecimento mais rápido do motor, minimizando o desgaste do motor.

Os óleos completos e semi-sintéticos apresentam aditivos que aumentam a integridade da lubrificação no óleo, deixando literalmente um revestimento à base de Teflon sobre todos os componentes.

É por isso que é bom dirigir um carro moderno logo após a ignição (em rotações constantes) em vez de deixá-lo aquecer em marcha lenta.

Os motores de modelos mais antigos exigem esse procedimento de aquecimento completo, porque demoram mais para circular os óleos à base de minerais através dos motores: eles devem estar operando dentro da temperatura de operação correta para que o motor seja adequadamente protegido em movimento.

Tabela de oleo de motor para carros PDF
Tabela de oleo de motor para carros PDF

Tabela de oleo de motor para carros PDF

Quando a maioria das pessoas pensa no papel do óleo nos carros, ela se concentra instintivamente no combustível que impulsiona seu veículo.

Mas, embora a gasolina e o diesel sejam subprodutos, o óleo em sua forma mais pura funciona como lubrificante.

Assim como o sangue dá vida ao seu corpo, a lubrificação correta do óleo dá vida ao motor.

Tabela de oleo de motor para carros PDF: DOWNLOAD

Ele limpa, esfria, lubrifica e mantém o motor funcionando com desempenho máximo.

Você provavelmente chegou a este artigo porque percebe que, quando se trata de óleos para motores, o óleo sintético é o melhor dos melhores.

Mas o problema é que pode ser um trabalho difícil determinar qual óleo sintético é realmente o melhor.

É aí que entramos. Passamos por dezenas de produtos para oferecer a você os dez melhores óleos de motor sintéticos para 2020.

Mas primeiro….

Fatores a Considerar

Aqui estão algumas coisas que você deve estar ciente, além dos fatores que consideramos na determinação de nossas classificações.

  • Viscosidade: refere-se à resistência do óleo ao fluxo e praticamente refere-se à espessura do óleo. Os óleos sintéticos têm essa medida claramente indicada na garrafa.
  • Aditivos: são substâncias adicionadas ao óleo para melhorá-lo de alguma forma. Praticamente todos os óleos de motor sintéticos contêm aditivos para aumentar a viscosidade, aumentar as propriedades de limpeza e melhorar a vida útil.
  • Custo e quilometragem: Por último, o custo do óleo sintético é um grande fator, bem como a quilometragem que você obtém dele. Um ponto ideal é um bom óleo sintético, com um custo relativamente baixo e que possa percorrer o carro o máximo de tempo possível. Combine essa propriedade com um bom filtro de óleo e você terá uma combinação vencedora.

Além desses fatores, também consideramos coisas como satisfação do cliente e reputação da marca.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *