Como economizar gás de cozinha

Você sabe como economizar gás de cozinha? A seguir uma postagem muito importante em colaboração com um parceiro importante do portal, dicas fantásticas de como economizar gás de cozinha

Como economizar gás de cozinha

Como economizar gás de cozinha
Como economizar gás de cozinha

Com toda essa crise econômica pela qual o país vem passando, quem não quer economizar, não é mesmo? Embora muita gente já conte com gás encanado em casa, o gás de cozinha, ou de botijão, ainda é muito usado no país inteiro, até por ser mais acessível e, também, mais econômico.

Ok, mais sabia que existe uma forma de economizar até 20% a mais em seu consumo? Se interessou? Então, veja abaixo algumas dicas de como fazer essa economia com seu gás de cozinha:

Dicas para economizar gás de cozinha

A primeira dica é, antes de comprar um fogão novo, pesquisar as marcas mais econômicas no consumo de gás de cozinha. Muita gente nem imagina, mas algumas marcas “puxam” mais gás do que outras, dependendo de seu funcionamento interno, por isso é bom ficar bem atento.

Sempre que puder, prefira a panela de pressão. Ok, alguns alimentos não devem ser cozidos em panela de pressão, porém, aqueles que podem devem ser feitos nessa panela, devem ser feitos, pois ela acelera o cozimento dos alimentos, reduzindo muito o tempo que a panela fica no fogo, economizando assim, o gás de cozinha.

Coloque as panelas sobre os queimadores corretos. É um erro achar que o queimador maior vai esquentar a comida daquela panela pequena mais rápido, acredite, quando a chama “sobra” para os lados da panela, ela acaba perdendo calor para o seu interior, ou seja, direciona menos a temperatura alta para o fundo da panela.

Procure sempre que cozinhar, tapar todas as panelas, dessa forma irão preservar mais o calor em seu interior, e claro, assim, o tempo de cozimento será menor, reduzindo o consumo do gás de cozinha.

Não use panelas velhas, geralmente, com bases irregulares, pois elas não fazem contato direto com a grade do fogão e ficam mais afastadas da chama do que o habitual, o que causa uma perda de calor para o recipiente, aumentando o tempo necessário com o fogo aceso e, dessa forma, gastando mais gás de cozinha.

Ao cozinhar alimentos mais duros, como feijão, por exemplo, sempre deixe-os de molho por algumas horas em água fria, ou em água morna,dessa forma, irão para o fogo mais macios e levarão menos tempo para ficarem prontos, economizando gás de cozinha.

Como economizar gás de cozinha
Como economizar gás de cozinha

Outra dica, no caso do feijão e outros grãos, é deixar a pressão da panela de pressão agir por dez minutos, depois desligá-la e deixá-la fechada por mais dez ou quinze minutos. O feijão vai cozinhar do mesmo jeito, utilizando menos gás de cozinha.

Já, sempre que preparar vegetais, opte pelo cozimento a vapor, para aproveitar a panela do cozimento de outros alimentos.

Procure instalar seu fogão longe de locais com correntes de ar, e isso para não dispersar as chamas e, assim, demorar mais tempo para cozinhar os alimentos e, claro, acabar gastando mais gás de cozinha.

Procure manter os queimadores e bocas do seu fogão a gás sempre limpos para que o seu gás de cozinha possa sair sem impedimento e queimar da forma correta além de, claro, economizar gás de cozinha.  

Gaste menos gás de cozinha com essas dicas

Posicione as chamas do fogão no centro das panelas para que fiquem aquecidas por igual, reduzindo o tempo de preparo e…economizar gás de cozinha.

Nunca abra a tampa do forno enquanto estiver sendo utilizado, pois isso causa a perda de calor, além de solar o bolo.

Sempre que usar o forno, procure assar mais de um alimento por vez, dessa forma, estará poupando seu tempo e seu gás de cozinha.

A chama que sai do seu fogão deve estar sempre azul, caso esteja amarelada, chame um técnico, já que isso pode significar que seu fogão está desregulado, o que leva a perda de seu gás de cozinha.

E, claro, mantenha seu fogão sempre regulado, acredite, isso pode representar uma grande economia de gás de cozinha no fim do mês.

Pronto, seguindo essas dicas, com certeza, vai conseguir gerar uma economia de até 20% de seu gás de cozinha.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *