Como gastar menos dados moveis

Aprenda como gastar menos dados moveis, já que nem todo mundo precisa (ou pode pagar) um plano de dados ilimitado, então, se você tem 500 MB ou 5 GB de dados móveis no seu contrato de smartphone, aqui estão algumas dicas e truques simples que você pode segui-lo para reduzir o consumo de dados.

Como gastar menos dados moveis

Como gastar menos dados moveis
Como gastar menos dados moveis (Foto: Ting)

Verifique o uso de dados – Como gastar menos dados moveis

Primeiro, primeiro, vamos verificar a quantidade de dados que você está usando. Abra o menu de uso de dados de seus telefones (Configurações> Dados móveis / Uso de dados) para saber quanto você usou e quais aplicativos estão usando a maioria dos dados.

Os telefones Android mostram um gráfico do uso de dados que facilita a visualização de tendências. Ele também lhe dá a opção de definir um limite de dados e um aviso quando você se aproxima. Se você está preocupado com o fato de navegar na web, ouvir o Spotify ou assistir vídeos do YouTube pode colocá-lo por sua conta, permitindo que “Definir limite de dados móveis” seja uma ótima maneira de evitar uma cobrança extra indesejada em sua conta.

Se você é um usuário do iPhone, o iOS não fornece uma maneira de configurar uma capa rígida em seus dados, então você precisará ser um pouco mais cuidadoso em superar seu subsídio.

Ambos os iPhones e os telefones Android mostram uma quebra de uso de dados pela aplicação. Isso é realmente útil, pois você pode ver em um instante quais aplicativos estão usando a maioria dos dados e o que você precisa fazer para reduzir o uso de dados

Restringir dados de fundo – Como gastar menos dados moveis

Para usuários de Android, no menu Configurações de Uso de Dados, toque em qualquer um dos aplicativos listados para mostrar mais informações sobre a quantidade de dados que eles estão usando, incluindo uma quebra de seu primeiro plano e uso de dados em segundo plano.

Os aplicativos geralmente serão atualizados e atualizados em segundo plano, mesmo que você não os esteja usando, para abrir mais rapidamente e fornecer informações atualizadas.

Habilitar os dados de fundo Restringir pode reduzir significativamente o uso de dados.

Não é possível limitar dados de fundo especificamente em iPhones, mas você pode alternar dados móveis para ou para aplicativos individuais.

Definitivamente, vale a pena passar pela lista de aplicativos e desligar dados móveis para jogos e aplicativos que estão usando muitos dados, mas você não usa regularmente.

Assistente Wi-Fi iPhone – Como gastar menos dados moveis

Os IPhones possuem uma configuração chamada assistência Wi-Fi, abaixo da lista de aplicativos no menu Dados móveis, que usa dados móveis quando você não possui uma conexão Wi-Fi forte.

Isso é útil se você tiver uma rede não confiável ou usa regularmente hotspots Wi-Fi, mas você pode estar transmitindo um filme ou baixando um aplicativo pensando que você está no Wi-Fi, mas, de fato, está usando seu precioso estoque de dados.

Mais seguro do que remediar, então certifique-se de que o Wi-Fi Assist está desativado.

Salve seus dados móveis baixando e armazenando em cache tudo, desde mapas até música antes de sair. Aplicativos de navegação como o Google Maps e aqui permitem que você baixe grandes áreas – ou mesmo continentes inteiros – para que você possa acessá-los offline, sem nenhum dado.

Se você ouvir regularmente música no Spotify, pode valer a pena investir em uma assinatura Premium para que você possa salvar e ouvir suas listas de reprodução off-line.

O aplicativo Amazon Kindle funciona da mesma forma, permitindo que você baixe livros para ler quando estiver desconectado.

Portanto, aproveite o pré-carregamento e o cache enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi para economizar vários dados móveis.

Comprimir o Chrome – Como gastar menos dados moveis

Se o Chrome for o seu navegador de escolha, há uma maneira muito fácil de reduzir a quantidade de dados que navegam na web. Abra o Chrome, toque o ícone de três pequenos pontos para abrir o menu de opções e, em seguida, abra Configurações.

Desloque-se para baixo até ver uma opção chamada Economia de dados do Chrome, ligue-a para fazer páginas de compressão do Google que você visita antes de as baixar. Este pequeno truque pode economizar até 35% dos dados que o Chrome normalmente usaria – não é ruim, hein?

Desativar atualizações automáticas – Como gastar menos dados moveis

Se você possui um telefone Android, acesse a Google Play Store> Configurações> Atualização automática de aplicativos e selecione ‘Atualizar automaticamente aplicativos por Wi-Fi somente’. Desta forma, seu telefone aguardará até que você esteja conectado a uma rede Wi-Fi antes de atualizar seus aplicativos.

Baixar Booster – Como gastar menos dados moveis

Os telefones Android têm uma configuração chamada Download Booster (Configurações> Mais configurações de conexão) que usa dados móveis LTE (4G) para aumentar a velocidade de download para arquivos grandes.

Isso é útil se você precisar baixar um arquivo com pressa ou se você tiver um plano de dados ilimitado, mas se você encontrar regularmente dados de racionamento, definitivamente vale a pena certificar-se de que o Download Booster está desligado.

Voltar para 3G – Como gastar menos dados moveis

A maioria dos telefones modernos suporta redes LTE e 4G mais rápidas que podem aumentar significativamente as velocidades de transmissão e download. Em alguns casos, o 4G pode até ultrapassar a velocidade da rede Wi-Fi doméstica ou de escritório.

No entanto, precisamos ter cuidado para não nos deixar levar com o download de arquivos grandes e transmitir vídeos em HD, como antes de conhecê-lo, teremos esgotado ou excedido o nosso
subsídio de dados. Então, por que não diminuir as coisas um pouco, mudando as configurações do seu celular para 3G.

Ainda é rápido o suficiente para carregar sites e o vídeo estranho, mas você não ficará tentado a transmitir o último episódio de House of Cards ou baixar um jogo da App Store enquanto estiver confiando em dados móveis.

Wi-Fi é seu amigo – Como gastar menos dados moveis

Parece bastante óbvio, mas tente usar Wi-Fi sempre que possível. Se você está conectado ao Wi-Fi da casa ou do escritório ou faz uso de um hotspot, você deve aproveitar qualquer chance de usar o Wi-Fi em vez dos seus dados móveis.

Se você não está conectado a uma rede Wi-Fi, evite aplicativos de mensagens populares como o Viber e o WhatsApp, pois usam dados para enviar mensagens – não há nada de errado com um bom texto antigo ou uma chamada telefônica!

Essas dicas ajudarão a reduzir seu uso de dados móveis, mas se os dados de racionamento estiverem se tornando um incômodo, vale a pena pagar um pouco extra a cada mês para adicionar mais dados à sua tarifa.
Se você tem dicas ou maneiras engenhosas de proteger nossos dados móveis, avise-nos nos comentários abaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *