Como investir suas economias

Você sabe como investir suas economias? Você acha que o tema investimento está relacionado com pessoas mais velhas, com muito dinheiro disponível?

Como investir suas economias
Como investir suas economias (Foto: Money Under 30)

Saiba que está muito enganado. O desejo de gastar todo o salário pode ser grande, mas economizar uma pequena parte para investir pode ser o primeiro passo para a realização de grandes sonhos, como uma viagem inesquecível e até mesmo a compra de um imóvel.

Como investir suas economias

Estudos recentes mostram que mais de 70% das pessoas com idade entre 16 e 36 anos sequer fazer aplicações financeiras. Mais da metade desse público alega que não há dinheiro disponível para isto. Entre aqueles que conseguem economizar, cerca de 60% preferem aplicar na Poupança por desconhecerem outros investimentos mais lucrativos.

É um mito pensar que será mais fácil investir no futuro, quando teoricamente você terá mais dinheiro. O hábito de guardar e investir deve começar o quanto antes.

Crie metas para alcançar e te ajudar a motivar-se a começar. Outro passo importante é um orçamento pessoal, usando uma planilha que lista todos os custos e receitas. Assim você terá o controle de sua vida financeira e saberá como fazer para sobrar algum dinheiro no final dos meses.
Em geral, todos podem reduzir cerca de 30% de suas despesas com pequenos ajustes e cortes de gastos supérfluos. Sabia que mais importante do que investir é ter a correta educação financeira para reduzir o seu custo de vida.

Depois de ter mapeado o seu orçamento, como fazer a escolha da melhor aplicação? Como mencionado acima, a Poupança não é o melhor lugar para os seus investimentos, pois existem outras aplicações de baixo risco e com diferença significativa na rentabilidade, levando em consideração as taxas cobradas e o dinheiro necessário para iniciar.

Como investir suas economias
Como investir suas economias

Listaremos a seguir duas das principais opções de como investir suas economias para os investidores iniciantes:

  • Tesouro Selic

É um título público vendido pelo programa "Tesouro Direto". Investir em títulos públicos é o mesmo que emprestar dinheiro para o Governo Federal e receber no futuro este dinheiro acrescido de juros.

Os títulos públicos são considerados os investimentos mais seguros do mercado e para fazer as aplicações é necessária a abertura de conta em bancos ou corretoras independentes habilitadas a negociar estes títulos do governo. Todo o procedimento de investimento pode ser realizado através da internet.

  • CDB

Nesta modalidade investimento o empréstimo é feito a um banco e não ao Governo Federal. Como existe um seguro (FGC) que reembola perdas de até R$ 250.000 em caso de falência da instituição financeira, também podemos considerar esta aplicação como sendo de baixo risco, desde que respeitadas as condicionantes para fazer jus ao seguro do FGC.

Em termos de rentabilidade, o aconselhável é que você procure um CDB remunerando acima de 100% do CDI.

Geralmente, as melhores oportunidades estão concentradas em bancos de médio porte, como por exemplo:

  • Daycoval, BMG, Sofisa e Inter.

Ressaltamos que o ideal é realizar suas aplicações em produtos financeiros em que você conhece. Tenha muito cuidado para as propostas do gerente do seu banco, pois normalmente ele vai te empurrar o investimento mais rentável para o banco e não para o seu bolso.

E você? Onde está investindo seu dinheiro? Conte sua experiência com carteira administrada. Se tiver algum dica, compartilhe com nossos leitores!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *